sexta-feira, 18 de julho de 2008

PRINCÍPIOS ELEMENTARES DA ORAÇÃO. Mt. 6:5-15

A oração valida o refletir, o existir e o agir do crente. É a chave para a solução das necessidades do ser humano como filho de Deus. Muitas são as necessidades do ser humano, enquanto corpo, alma e espírito. Doenças físicas e emocionais. Problemas financeiros e de relacionamentos. Quando a vida nos surpreende com o pior, aprendemos orar, mas nem sempre oramos quando o melhor acontece.
A oração deve nos deixar mais humildes e pacientes. Não devemos buscar a Deus apenas pelo que Ele pode fazer. Jesus orou, sobretudo, afim de estar com o Pai.
Vivemos dias de sequidão espiritual. Dias sem respostas da parte de Deus e sabe por quê? Porque essa geração não ora. Sem oração não há resposta. A ciência mudou o comportamento do homem. Uma série de coisas que presumivelmente pertencia ao mundo espiritual, tornou-se coisa da neurologia, da psiquiatria, da psicologia, da química e da física. Parece que a oração não é mais símbolo da dependência das forças do céu.
Antes, a mãe orava pelo filho distante; hoje ela telefona, usa a internet, passa um fax, grava vídeo.
O fazendeiro orava para chover; hoje ele consulto o serviço de meteorologia.
Os pais oravam até o último instante antes do parto, pelo sexo do bebê; hoje consulta pelo ultrassom e o filho já nasce com nome.
A nossa geração é escrava da agenda, dos compromissos com hora marcada. Não há tempo para nada, muito menos para a oração. Veja este exemplo: Alguém chega na casa do pastor que está orando e diz: " Pastor, já que o senhor não está fazendo nada..."
"Entra no teu quarto", ensinou Jesus. O quarto fechado deve representar o coração. Quando o coração não revela os segredos da alma, a oração fica apenas no superficial. Deus deve ter acesso àquelas áreas guardadas com tanto segredo.
Toda oração tem um estrutura simples. Ela inclui agradecimento, rendição, perdão e petição no nome de Jesus.
Quanto aos locais da oração, a Bíblia ensina que pode ser no monte. Numa caverna. Á beira-mar. Em em casa. A sós. Na igreja. Quanto ao período, pode ser, manhã, tarde e noite. Sl. 55:17.
Não precisamos parar o carro e descer para orar; oramos com o carro em movimento. Também não precisamos gritar como se Deus não ouvisse nossa oração. Basta chamar pelo nome de Jesus que Ele estará pronto a nos atender. "Clama a mim..."