sábado, 19 de julho de 2008

CIFOSE ESPIRITUAL. Lc. 13:10-13.

"Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior sem o seu consentimento." Eleonor Roosevelt.

Cifose=Desvio, para trás, da coluna vertebral.
A dor física nos incomoda terrivelmente. Quem tem problemas na coluna sabe que é uma dor que afeta todo o corpo. Além do sofrimento, causa desconforto e e prejudica o rendimento.
Neste texto, encontramos uma mulher que vivia encurvada (corcunda), sofrendo horrores por 18 anos. Certamente trata-se de uma mulher com idade avançada.

Corcunda=Diz-se do indivíduo que tem defeito na espinha, do qual resulta uma protuberãncia disforme nas costas.
Quanta dor aquela mulher devia sentir!
O texto diz que este problema era causado por um "espírito de enfermidade". O poder e a influência dos demônios é algo perfeitamente real, e as enfermidades físicas se alinham entre os seus maus efeitos. Aqui temos a prova de que há enfermidades físicas de origem diabólicas. Jesus confirma dizendo: ""Esta mulher, que também pertence ao povo de Abraão, estava presa por Satanás há dezoito anos."
A cura para Jesus parece ser tão simples. Ele a viu no templo e chamou-a e disse: "Mulher, estás livre do teu mal."
A doença, não importa qual, deixa o ser humano emocionalmente destruído e com pensamentos negativos. Quem sofre desse tipo de doença só pode olhar para chão. O desânimo toma conta e a pessoa torna-se em um ser sem valor.
O que dizer da cifose emocional, sentimental e espiritual?
Quanta gente emocionalmente encurvada? Sem coragem para levantar uma palha? Olhando para o chão como um derrotado? A pior derrota é aquela que vem antes, ou seja, a pessoa que em tudo se sente derrotada. Não vai à luta e não tem coragem de olhar pra cima. Quem olha pra baixo, vai ver lixo, rato, barata, esgoto, mas quem olha pra cima vê Deus, o céu, as estrelas, as nuvens, os pássaros e tantas coisas motivadoras.
No aspecto espiritual a situação é mais séria. Quanta gente improdutiva? Quanto tempo sem uma experiência nova na vida cristã? Quantos crentes que só sabem olhar para o chão! Fazem da vida cristã uma cifose.
Há quanto tempo não acontece um verdadeiro encontro com Jesus? Um verdadeiro milagre? Ele apenas quer dizer: "Você está livre." Quando uma vida é tocada por Jesus, há perdão, cura, restauração e muita alegria. A mulher começou a dar glórias a Deus.
Quando o peso da religiosidade, das normas humanas e não bíblicas, saem dos nossos ombros, a alegria está de volta.
Religião (igreja) não existe para prender as pessoas a normas e paradigmas ultrapassados. Ela existe para livrar as pessoas da opressão. De que adiantaria trocar apenas de fardo? Jesus liberta e a igreja coloca um fardo que a pessoa começa a acreditar que deve ficar olhando sempre pra baixo, sob pena de olhar para os lados e cometer pecados.
Quanta gente enganada nesses dias finais! Enganadas por líderes gananciosos, mentirosos, politiqueiros cuja finalidade é lucrar, mesmo que para isto tenha que cegar as pessoas. Gente que a igreja, para ela, só tem sentido se ficar do lado do poder, do comando e da manipulação.
Infelizmente há os que se deixam manipular porque não lêem a Bíblia. Preferem ouvir o que os outros dizem, mesmo que seja fora da Palavra, como alguém que diz ter visto um Anjo de 12 metros e outras aberrações que andam por aí.
Por falta de conhecimento, o povo morre.
Fico com o que disse Jesus: "Estás livre."