terça-feira, 20 de julho de 2010

IGREJA SEM VIDA, CANSA.

Parece que vivemos em dois mundos. Construímos duas vidas paralelas, parecidas, porém, distintas.
Quem nasceu em uma organização religiosa chamada igreja, entende o que estou dizendo.
Quem constitui família, também sabe do que se trata.
Na igreja vivemos o sonho espiritual. Nela nascemos, crescemos, casamos, temos nossos filhos. Temos como objetivo a salvação, mas passamos por experiências inesquecíveis. Como esquecer a lembrança do batismo, da consagração, da apresentação de um filho, das vigílias, dos congressos e dos cultos memoráveis?
Não há como dissociar a família da igreja. Se na família as coisas vão bem, a igreja vai bem. Parece um paradoxo, mas é assim que acontece. Criamos a ideia de que se estamos na igreja, nossa família e tudo que diz respeito a ela, têm que estar bem. Mas não deveria ser justamente ao contrário? Se igreja é lugar de vida, logo é nela que as pessoas devem procurar paz, alegria, alento. Quando a igreja deixa de cumprir o seu papel, ela deixa de ser igreja. Perde sua finalidade de igreja e vira um clube social e político que serve aos interesses de poucos.
O crente deve ser um SER que age segundo a Bíblia e não de acordo com os interesses de alguns, mas para isso ele deve deixar de ser o coitadinho. Ter opiniões próprias.
Conheço gente que diz: “Não quero saber mais de Deus. Tudo o que Ele podia fazer pelo meu filho, que era preservar a sua vida, Ele não fez. Agora nada mais interessa.” Há muita gente decepcionada com Deus só porque ouviu o que certo líder disse, e não o que a Palavra disse. Gente que segue o homem em lugar de seguir a Jesus.
Ouço muitos dirigentes de igreja dizendo que só na igreja a pessoa é abençoada, mas a Bíblia diz que o ímpio também prospera, Sl. 37. Não é nada confortável ver o descrente prosperar.
O que dizer da oração? Sabemos que precisamos orar pela saúde das pessoas. Oramos pela saúde das pessoas e elas morrem. Oramos pela recuperação das pessoas e elas continuam sofrendo. Isso nos cansa e nos desanima. Precisamos entender que Deus não é só para vida religiosa, mas para toda vida. Paulo entendeu bem isso quando disse: “Vem sofrer comigo, Timóteo” Se ele estava sofrendo na prisão, era plano de Deus. O crente de hoje não quer sofrer porque acha que crente não sofre, mesmo sabendo que Jesus disse: “No mundo tereis aflições.”
Voltando ao assunto sobre estar cansado do modelo tradicional de igreja, percebo que este cansaço vem do fato, de por vezes, percebermos que na igreja sobram línguas para críticas destrutivas, e faltam braços para ação. Sobram dedos para apontar os erros dos outros e faltam ombros para sustentar os mais fracos. Parece que o fracasso de alguns é discretamente comemorado. Tristemente constatamos frases como: “Não falei”. “Não fui eu.” Novamente a Bíblia é esquecida, pois ela diz: “Levai as cargas uns dos outros.”
A queda é uma possibilidade na vida de qualquer crente. Desde Adão e Eva que o homem cai e se levanta e Deus, historicamente sempre ficou ao lado dos mais fracos. Com a vinda de Jesus isso ficou mais claro, uma vez que Ele veio para interceder pelos mais humildes e fracos. É triste saber que há pessoas que precisam trocar de igreja para recomeçar a vida. Jesus já as perdoou, mas os crentes que formam sua igreja fingem que perdoaram e ficam torcendo, alguns até orando para elas se recuperem em outro lugar. Na igreja sobram olhos para ver as brechas e falta disposição para tapar apenas uma delas. Precisamos de crentes que se disponham a se pôr na brecha para serem usadas por Deus e reparar o mal.
Na igreja sobram cérebros para discutir temas sem importância, fazer Estatutos, eliminar pessoas, fechar a porta da igreja e falta inteligência, criatividade e amor para encontrar soluções e recuperar pessoas. Sobram discursos e faltam ações de compreensão.
Jesus ensina que quando tivermos algo contra um irmão, devemos ir a ele e em secreto tratarmos o assunto, mas a igreja expõe as pessoas, colocam seus nomes em atas, em carta aberta, espalhando informações sobre elas, muitas vezes sem que elas saibam.
Por isso e por outros motivos é que tem gente cansada de igreja. Os mais fracos se cansam de Deus e se afastam dele.
Nossa vitória vem da nossa dependência de Deus, nunca de nós mesmos.
Ser cristão é confiar inteiramente em Jesus. A igreja fracassa quando deixa de lado seu compromisso de propagar ao mundo o evangelho de salvação. Cada vez mais os crentes são vistos nos bancos das igrejas esperando sua bênção, esquecendo da “comunhão, do partir o pão e da oração”.
Quando se perde a motivação com uma igreja, vem um sentimento muito cômodo de fechar os olhos e dizer: “Em todo lugar é assim. Vou fazer minha parte e esquecer os problemas.” Lamento, mas igreja é lugar de vida. Ela tem que fazer bem as pessoas, se ela fugir disso, estará se transformando em um clube, onde se paga uma mensalidade e freqüenta como sócio.
Eu tenho um sonho. Sonho com um lugar de vida. Um lugar onde o que importa é a pessoa e não suas posses ou suas influências políticas. Onde as orações sejam respondidas e os milagres aconteçam como um exercício genuíno de fé.
Cansado, mas feliz com Jesus, sigo em frente, certo de que Ele é fiel para guardar o meu tesouro.
Com Jesus, sempre.

Estível Ramos

ENTE CANSADA DE IGREJA”