quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Chamados para Missões

"Paulo teve de noite uma visão em que se apresentou um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia, e ajuda-nos", Atos 16:9.

A discussão que se levanta é se a principal missão da igreja é a adoração ou a necessidade de cumprir a grande Comissão.
Não há melhor forma de adorar do que servir ao Senhor da igreja cumprindo Suas ordens. A grande Comissão deve ser vista como um ato de adoração e não como um peso de obrigações impossíveis.
Jesus veio ao mundo com propósito específico. Este propósito está claro em Lucas 19:10 onde Ele declara: "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."
O que sabemos sobre Jesus é que Ele nasceu, viveu entre pecadores, mas não cometeu pecados, foi preso, crucificado e ao terceiro dia ressuscitou.
Após a ressurreição Ele ficou 40 dias na terra antes de subir ao céu. Nesse tempo apareceu diversas vezes a Seus discípulos. Na última reunião com eles, o Mestre fecha com chave de ouro Seu ministério terrestre. Ele tinha uma ordem a dar, mas precisava formar uma comissão - talvez a maior e mais conceituada de todos os tempos. Curioso é que Ele aproveita todos os apóstolos nessa comissão. Não deixou ninguém de fora e por isso ficou conhecida como a grande Comissão. Essa comissão não foi formada sem propósito. Jesus tinha uma ordem a dar, e deu: "Foi me dada toda autoridade no céu e na terra, portanto ide..." Revestido dessa autoridade e poder, comissiona Seus discípulos a cumprirem uma ordem. Verificamos aqui a sobrevivência da igreja. A ordem é clara: "...ide fazei discípulos de todas as nações batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado, Mt. 29:18-20.
Aprendemos duas coisas importantes nesse texto: 1- O Mestre como principal missionário - "Deus teve um único Filho e fez dEle um misisonário". Provou que tinha visão missionária. 2- Aproveitou toda a igreja para formar essa comissão. Quando se trata de missão e evangelismo, todos devem estar envolvidos. Sob a ótica de Jesus toda a igreja deve dar prioridade a Sua ordem de ir e fazer discípulos.
A grande Comisao formada por Jesus não ficou assistindo as coisas acontecerem deixando a obrigação para outros. O historiador Eusébio relata, e podemos verificar nas escrituras, que os apótolos se espalharam pelo mundo. Vejamos alguns exemplos: 1- João levou a mensagem à Ásia. 2- Pedro fez seu trabalho atingir Ponto, Galácia, Bitínia e Capadócia. 3- André foi até Cítia. 4- Mateus após ter escrito o evangelho foi para muitas outras nações. 5- Bartolomeu se estendeu até a Índia. 6-Tomé esteve entre os partos (Irã, Iraque, Paquistão), possivelmente também passou pela Índia. 7- Marcos foi para o Egito, fundando as igrejas em Alexandria. 8- Simão, o zelote, na Pérsia. 9- Tiago, o Grande, foi até a Espanha. 10- Tiago, o justo, na Arábia. 11- Filipe, na Frígia.
A igreja em Jerusalém encontrou muitas dificuldades em cumprir o propósito missionário deixado por Jesus, mas com a ajuda do Espírito Santo e a contribuição das perseguições, a igreja foi obrigada a se espalhar por toda parte da terra.
Se Jesus utilizou todos os discípulos para formar a grande Comissão, Sua ordem para ir evangelizar é para toda a igreja e não apenas a um número limitado de irmãos.
Oswld Smith diz: "Antes de ser pastor, sou missionário; antes de ser escritor, sou missionário; antes de ser pregador, sou missionário."
Bom seria se pudéssemos dizer: Antes de ser líder de jovens, sou evangelista; antes de ser diretor, sou evangelista.
A nossa tarefa é dupla: fazer discípulos e ensiná-los a obedecerem a Cristo. A ordem de Jesus não é "fazer convencidos" ou "fazer seguidores de homens", mas fazer discípulos, Seus seguidores.
Milhares de pessoas estão sendo enganadas, outras vivendo na mais completa ignorância. Cabe a cada um de nós a santa tarefa de anunciar Jesus. O próprio Mestre não deixou escapar as oportunidades de apresentar a mensagem do reino. Vemos um exemplo claro disso em João 4 onde Ele encontra a mulher samaritana. Ele, judeu; ela, samaritana; Ele, homem; ela, mulher. Mesmo cansado, com fome e com sede arruma tempo e assunto para iniciar a conversa com a mulher ao lado de um poço: "Dá-lhe de beber." Sem rodeios, vai direto ao assunto: "Conheço seus problemas". No final da conversa a mulher estava pedindo água: "Senhor, dá-me dessa água." Jesus fala da água viva que faz saltar dessa vida para outra. Quem vive a vida cristã sem medo, sem complexos, sem culpa, tem água para dar a quem tem sede. Quem acha que não tem assunto, não tem jeito para evangelismo é porque não tem água; está desidratado. Precisa ler e reler este texto. Aprendemos nessa passagem a maior lição de abordagem dada por Jesus. É como se Ele dissesse: "É assim que se faz". Se você não sabe como falar a alguém sobre o Plano de Salvação, faça uma leitura dessa passagem.
Outro texto que pode servir de exemplo é o de João 6:22-29. A multidão que procurava Jesus por causa da comida era surpreendida quando o Mestre aproveitava a oportunidade para apresentar a proposta de salvação - o pão da vida.
A igreja existe para alcançar as pessoas. Ela só pode fazer isso se voltar definitivamente o seu olhar para o lado de fora dos muros da igreja onde os pecadores estão. O Pr. Edison Queiroz tem o seguinte pensamento: "A igreja tem que ser missionária, porque se ela não for missionária, não é igreja."
Reflita sobre isso.
Pr. Estível