domingo, 3 de maio de 2009

Liberdade, Consciência e Livre-arbítrio

"Porém vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para se deixarem dominar pelos desejos humanos." Gal. 5:13.
"Por isso faço tudo para ter a consciência limpa diante de Deus e das pessoas." At. 24:16.
Liberdade: "Faculdade de fazer ou de não fazer qualquer coisa, escolher."
Consciência: "Conhecimento, noção do que se passa em nós. Sentimento do dever."
Livre-arbítrio: "Liberdade absoluta de determinação e de escolher."
Frequentemente ouvimos falar: "Que vontade de voltar a ser criança." Curioso isso! Quando na adolescência o ser humano não vê a hora de chegar a ser adulto, "maior de idade". Quando chega aos dezoito anos, não sabe o que fazer, nem para onde ir com a tão sonhada liberdade.
Hoje, para muitos adolescentes, liberdade é poder ficar na internet até altas horas e ficar na rua sem hora certa para voltar para casa. Para eles, os pais, quase sempre são uns chatos e quadrados. Alguns pais não conseguem ter controle sobre seus filhos, a ponto de ter que vir um juiz e mandar os menores pra casa após às 21:oo horas.
Vivemos numa época de liberdade sem consciência. O presidiário que cumpre sua pena e ao ganhar a liberdade, não sabe o que fazer com ela.
Deus nos deu o livre-arbítrio, a liberdade de escolher, entre agir e não agir, fazer ou não fazer determinadas coisas.
Deus é misericordioso, mas respeita nosso livre-arbítrio. A liberdade que temos, nem Deus, na Sua Onipotência nos tirará, nem Jesus no Seu ato redentor nos privou. Ele abriu a porta, quebrou os grilhões, mas sair depende de cada um de nós.
A liberdade não está em fazer tudo o que quer, nesse ponto, ninguém faz tudo o que quer. Há limite a ser respeitado.
Deus criou o homem e o entregou às suas próprias decisões. Isso quer dizer que tudo o que fazemos tem consequencias para nós e para os outros. O ser humando pode ou são seguir a Deus. Quando não estamos em sintonia com o Pai ficamos sujeitos a erros de escolha entre o bem e o mal.
O salmo primiro exemplifica bem quando fala de dois caminhos, e da perfeição ascendente a Deus e do ímpio que perambula no pecado e na mentira.
A liberdade pode ser a nossa redenção como a nossa completa perdição. Discernir entre a nossa liberdade, nossa vontade e a vontade de Deus é outro problema para nossa consciência.
Em cada esquina das cidades do mundo ocidental existe uma igreja, em particular no Brasil. Via de regra são igrejas cujos líderes determinam o que é certo e o que errado e submete o povo ao jugo do "isso pode", "isso não pode". Mais "não pode". Muitos crentes que não sabem o que fazer com a liberdade que Cristo deu, fica acuado sob esse jugo, submetendo-se a teologia do medo. Sugiro ao povo que leia mais a Bíblia.
Alguns desses líderes, revestido de uma autoridade dada pela igreja, conquistada quase sempre pelos conchavos politicos e discursos estratégicos, quer impor a sua vontade. Prende o povo num curral, levanta um muro e adota o discurso (dele, não da Bíblia), do tipo: "Essa é a única igreja que salva." Se você quer ir para o céu, aqui é seu lugar." Nós somos os únicos que pregamos a sã doutrina." "Somos a igreja do fim." "Somos a igreja dos 24 mil". Curioso! Como explicar uma simples conta numa igreja cujos líderes seguem a regra do quanto menor melhor e que o que importa é a qualidade, não a quantidade? O mundo já passou dos seis bilhões de habitantes e o dirigente continua dizendo: "Fica aqui. Nada de visita outras igrejas, são todas profanas. Essa é a igreja santa. Estudar em outra escola teológica, nem pensar". Lembra do tempo da inquisição? Era proibido ler a Bíblia. Quando uma igreja se isola é porque seus líderes são fracos. Seu futuro está comprometido. Muitas igrejas criticam as outras e esquecem de onde vieram. Historicamente quase todas as igrejas sairam de outras. Que ironia, não? No Brasil se criou a inimizade e a rivalidade entre os evangélicos. Sabatistas contra dominguistas. Pentecostais contra tradicionais. Os santos e os profanos. Quem já não ouviu ameaça do líder da sua igreja feita a um membro que visitou outra igreja? Todos estão lendo a mesma Bíblia, cantando os mesmos hinos, pesquisando os mesmos manuais de teologia. O crente, não. Esse tem que ficar preso no curral e receber tudo pronto.
Que liberdade é essa? Que livre-arbítrio é esse? Não precisa pensar. Já vem embalado. Não precisa nem mastigar. É só engolir.
Onde o patrulhamento reina e a hipocrisia domina se faz necessário dizer que a salvação é indiviual. Placa de igreja, manuais, regras, não salvam. Quem salva é Jesus e mesmo assim o homem precisa querer ser salvo. Depende da sua escolha. Cada um precisa tomar sua decisão de acordo com a sua consciência.
Li em algum lugar que "Jesus ensinou que a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.
Pois bem, nós estamos semeando o tempo todo.
Se semearmos sementes de flores, colheremos flores; se plantarmos espinheiros, colheremos espinhos."
O que importa é que temos que usar o livre-arbítrio e a liberdade em Cristo para conscientemente tomarmos uma decisão sábia por Jesus.
Jesus disse: "Se alguém quer me seguir, esqueça seus próprios interesses, carregue a sua cruz e me acompanhe." Mt. 16:24.
Com Jesus, sempre.

Estível Ramos