segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

EDIFICANDO IGREJAS VIVAS

Texto referência: Is. 58: 8 - 12.

Exisem quatro paisagens no sertão: Árvores secas, galhos despedaçados, açudes vazios e árvores sem frutas. Cada paisagem representa uma realidade na vida do sertanejo. Qualquer cenário dos quatro é triste porque todos são sem vida.

Homens e crianças sem "eira nem beira" perambulam pelo deserto sem esperança. São pessoas fragilizadas pela seca que vivem no limite do suportável.

No contra-ponto do sertão, nós fomos chamados para edificarmos igrejas jardins. Quantas igrejas ou ministério já morreram? Outras estão morrendo porque tentam alimentar o rebanho com açude vazio. Cada dia surgem novas igrejas na mesma proporção que novas pizzarias. Líderes sem preparo que assumem posição de comando sem cheiro de ovelha, sem cajado, sem sequer ter gerado ovelhas e sem coração de pastor.

É tempo de mudança. Quem não aceita e não entende este fato, terá um ministério em cujo final só haverá dor, ressentimento e armagura. Quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve.



Os tipos de igrejas:

Igrejas engessadas, arcaicas e pré-históricas onde a tradição é mais importante que as pessoas.

Igrejas dinâmicas, mas sem conteúdo. "O culto na minha igreja é ótimo, o pastor nem prega."

Igrejas periféricas do tipo Fest Food, onde tudo deve ser rápido porque os compromissos particulares são mais importantes.

Igrejas de liderança mediocre que em lugar de ganhar almas, estabelece-se regras onde as reuniões são mais importantes que o culto. A roupa e as jóias em geram são mais relevantes para decidir quem fica ou não na igreja.

Igrejas com liderança míope onde se discute se corta ou não corta o cabelo. Usa ou não usa barba. Quanto tempo alguem deve ficar no "gancho" por essa ou aquela falha enquanto a calúnia, a inveja, a mentira e o jogo político correm soltos.

Os tempos mudaram. Agora tem opção de igreja. Alguns podem até dizer: "Se eu não gostar desta, vou para outra." Hoje nem católico está mais a fim de missa sem graça.

Precisamos ter os pés no presente, mas a visão no futuro. Igreja sem sentido, sem propósito é melhor fechar as portas e se unir a outra mais dinâmica. Aquele discurso de que "só minha igreja salva" caiu em desuso. Ninguem diz que quem está na sua igreja não se salva, a menos que não se preocupe com a salvação como tem algumas por aí. Dessas eu tô fora.



O culto que faz a diferença:

Quem tem a palavra edifica. Enche a igreja, as praças, o país e o mundo com sua mensagem. Fico preocupado com os púlpitos sem palavras, que só têm discursos vazios e sem objetividade. Se tiver meia hora de louvor, tem que ter meia hora de palavra que edifica. Sem pregação não há edificação. Hoje se vê por aí muita música e pouca adoração.

Povo nutrido é povo sábio. Púlpito ungido é púlpito avivado.

Igreja que sabe o que é e o que prega, sabe onde quer chegar.

A mim me preocupa as tais igrejas UTI de Deus. Só falam em cura e milagres e exploram a miséria do povo inclusive expondo as pessoas pela midia. Pregar salvação não dá ibope. A mensagem para ser cristocêntrica tem que ser bibliocêntrica. A base da palavra é o evangelho salvador e não o evangelho curador. A cura é conseqüencia e não causa de Jesus ter dado Sua vida por nós.



Os cinco olhares da igreja:

1- Olhar para trás com gratidão pelo amor de Jesus.

2-Olhar para cima com louvor e glorificação.

3-Olhar para os lados com amor. Sua vida a serviço de Deus.

4- Olhar para dentro de si mesmo e dizer: Eu quero. Eu preciso mudar.

5-Olhar para frente com esperança e seguir o caminho com ousadia.

"A esperança é um empréstimo que se faz à felicidade."



O manancial cujas águas nunca falham, florescerá no deserto. Haverá uma tempo de restauração para a igreja do Senhor. A igreja do sonho e da visão dos santos. Esta igreja triunfará como igreja viva.

14 comentários:

Anônimo disse...

pr estivel sou seu admirador achei uma atitude ingrata o que fizeram contigo me refiro a um grupinho de invejosos da iap mais quero te dizer o senhor jesus esta contigo

Anônimo disse...

pr estivel porque nao abriu um ministerio como fez o pr edivaldo matias olha que muitas pessoas teria lhe acompanhado

Anônimo disse...

uma esperança para a
iap trazer de volta os pastores cesar,amauri,ivoPR existe ,josvaldo,slas gomes diversos das igrejas , consrvadora,primitiva, movimentos que sairam da iap de a sua opiniao.

Anônimo disse...

Pastor Estível Ramos, meu nome é pastor Jorge Antonio e como vc sai da IAP à muito tempo. Hoje faço parte da presidência da Comunidade3 Cristã Novo Tempo Ministério de Restauração juntamente com o pastor Edvaldo Matias de Almeida, ele sendo o presidente e seria muito interessante se houvesse entre nós um contato mais estreito. meu email é antoniojorge2007@terra.com.br. aguardo seu contato. Jesus abenções sua vida

Anônimo disse...

Pastor Estível,você é benção mesmo sem estar na direção de uma nova igreja. O importante é pregar a palavra. Muitos líderes (inclusive citado acima) que abriram igrejas, na sua maioria é só interesse próprio. Eu concordo numa nova igreja que venha trazer uma nova proposta, porque o que está sendo pregado nesse movimento Neopentecostal me dá nojo.

Anônimo disse...

Pastor Estível nós o conhecemos desde que era solteiro. Sabemos que foi um grande líder e hoje é um grande homem de Deus, continue assim, não pense em abrir ministério ou se aliar com oportunistas.
Uma observação:
Eu tenho pena das ovelhas do Edvaldo Matias.

Anônimo disse...

Pastor Estível, a igreja atual está doente, é como uma erva daninha que foi infectando a cada dia mais. É preciso de homens de Deus, que continue mesmo em adversidades a lutar e a propagar o evangelho do reino. Concordo com o penúltimo comentário. Atualmente não acredito em certos líderes.

Anônimo disse...

INFELIZMENTE PR A IAP PERDEU O BRILHO DEIXANDO ENTRAR O MUNDO NA IGREJA,ATRAVES DE CORTE DE CABELO NAS MULHERES E CALÇA COMPRIDA SOU ADVENTISTA DA REFORMA E FICO TRISTE AO VER A SITUAÇÃO QUE CHEGOU A ADVENTISTA DA PROMESSA.

Anônimo disse...

Por que alguns "cristãos" se preocupam tanto com as mulheres, com cabelo e calça. Por que não vivem um cristianismo de verdade? Esse tipo são legalistas e fundamentalistas, iguais aos fariseus que Jesus confrontou. O verdadeiro cristianismo nasce dentro de nós de tal forma que não nos preocupamos com coisas tão pequenas. Tenho orgulho de ser membro da IAP e estou feliz pois atualmente Jesus Cristo é o Senhor sendo que antigamente a lei era a senhora da igreja.

marcos disse...

orgulho de viver no mundanismo como disse o anonimo em seu comentário,a palavra de Deus diz para não nos conformar com o mundo: RM 12.1,não se conformar com o mundo e não tomar a forma do mundo, se a pessoa diz ter tido um encontro com Deus,e anda como o mundo anda,precisa levantar a mão novamente e aceitar Jesus.

Anônimo disse...

Sai da IAP pq todo tipo de pecado tem e é acobertado. Igreja doente e contaminosa! Só olhar a IAP de Ourinhos.. os lideres sao os mais pecadores.. povo doente!

Unknown disse...

Se joio ainda é joio e trigo ainda é trigo, sempre há necessidade de identificarmos a ambos. Cacho de trigo maduro é amarelo e o do joio é vermelho. É nosso dever pregar que o joio será colhido e lançado ao fogo e só o trigo irá para o celeiro do Mestre. A sensualidade é manifesta na maneira de cobrir ou descobrir o corpo da mulher e do homem também. A tentação à promiscuidade está abertamente aceita nas igrejas aumentando o volume de joio.

Unknown disse...

O crente-trigo não altera seu perfil porque o ministério oficializa o joio como trigo mas permanece firme em sua integridade e pudor.

Antônio Carlos de Morais disse...

Bom dia Paz , Em primeiro lugar gostaria de mencionar a nossa saudade do amado Pastor e agradecer a Deus pela sua vida , a nossa oracore que Deus continue usando a sua vida na propagação do evangelho , quntqu a matéria publicada é um fato ou fatissimo precisamos de mais vozes com a sua comprometida com a Bíblia é o evangelho verdadeiro esse é um fato lamentável oremos para wqu i Senhor continue levantendl homens cheio do espírito santo com este mesmo compromisso , um grande abraço.