quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O Grito do Cego e A Quebra do Protocolo

Luc. 18:35-43.
O homem é cego, pobre e está sozinho. O lugar onde ele está nos permite ver com os olhos que ele não tem. Ele estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Assim é com os pobres, muitas vezes estão sozinhos. O cego percebeu pelo barulho da multidão que algo estranho estava acontecendo e perguntou sobre o assunto. A pessoa apenas responde: É Jesus que está passando em Jericó.
Então, às mãos estendidas seguem-se os gritos porque, para aquele cego, a informação de que Jesus estava passando por Jericó, respresentava um raio de luz, uma esperança. E ele começa a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim." Ele grita na sua angústia e, ao mesmo tempo, na sua esperança. Este homem só conseguiria seu espaço no grito.
O grito do cego também traz a esperança de que, desta vez, algo vai acontecer em sua vida. O grito do cego é o grito de angústia e ao mesmo tempo de esperança. No entanto o grito do cego causava profundo incômodo. Os que iam na frente queriam que o cego se calasse porque seu grito não estava no protocolo. O protocolo serve para manter as coisas assim como estão., mantém os status quo. Quando o protocolo é imposto os cegos não gritam, não incomodam, mas também não chegam a rir.
o culto passou da hora? "Rompeu-se o protocolo. A irmã cortou o cabelo, o rapaz jogou bola, a mocidade bateu palmas? A turma do protocolo te pega, irmão.
O pastor demorou no sermão? A irmã falou língua? Houve profecia? Cuidado! A turma do protocolo entra em ação. Ela convoca reuniões, Estatutos, disciplina o lídera da mocidade, expulsa o universitário, bota um cabresto no pastor e a igreja volta à sua calmaria. Tudo continua igual e os bancos da igreja continuam vazios.
O triste com a turma do protocolo é que ela entende tudo de protocolo e nada de Bíblia. Anos se passam, e tudo continua como antes.
As coisas estão limpas. O piso da igreja brilhando. O som tinindo. Tudo funciona, tem horário para tudo, tem Atas, Estatutos, Regimentos, está tudo muito lindo, mas o cego continua sentado à beira da estrada com sua mão estendida e com seu grito engasgado no garganta. Graças Deus, Jesus acabou com aquilo. Abaixo o protocolo, porque o cego precisa ver. Abaixo o protocolo porque tem um grito no ar. "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim." O barulho da multidão não impede que Jesus ouça o grito do cego.
A agenda do protocolo não impede que Jesus tenha tempo para o cego. Jesus priorizou o grito das mães que trouxeram seus filhos para encontrá-lo; de perceber o grito de necessidade da mulher que queria apenas tocá-lo. A capacidade de perceber o grito de angústia, de Jairo, pela doença fatal da filha.
Esta é a nossa caminhada missionária - a percepção, a sensibilidade de ouvido que nos ajuda a perceber os gritos de angústia e de necessidade, ecoando nas beiras das ruas das nossas cidades.
Jesus tem com este cego um encontro tremendo e pergunta: "Que queres que eu te faça?" "Senhor, que eu torne a ver," disse o cego. "Recupera a tua vista. A tua fé te salvou."
O melhor e maior encontro é o encontro com Jesus, mesmo que seja na base do grito e quebrando o protocolo.

5 comentários:

Anônimo disse...

ola pastor Estivel?
paz.
lembra de mim? o Rivelino, vc fez o meu casamento. tenho grande admiração por vc, oro pela sua vida, gostaria de vê-lo administrando a IAP, esta precisando.
Gostei desse assunto, como tem protolo, isso tem impedido a ação do espírito santo e tem levado igrejas á morte espiritual, nesses lugares a forma e os ritos tem muito mais importancia do que pessoas, ainda bem que com Jesus não é assim.
abraços

Anônimo disse...

meu e-mail
pr.rivelino@htmail.com

Anônimo disse...

pastor a paz em cristo aqui quem fala e o luis filho do irmão euclide irmão da lurdinha do parque italia de campinas pastor
suas mensagens são muito boas pastor se o senhor aparecer por aqui
venha vistar a igreja da jardim amanda nos vomas gostar muito de ver senhor
email euclides@ic.unicamp.br.

Anônimo disse...

pr estivel gotaria de saber se o senhor abriu um movimento evangelico, faço parte hoje da renascer, se ja tem o seu proprio
minsterio favor entrar em contato
comigo meu telefone:DDD 11=
cel=71695759 meu nome é Debora

Anônimo disse...

pr estivel gotaria de saber se o senhor abriu um movimento evangelico, faço parte hoje da renascer, se ja tem o seu proprio
minsterio favor entrar em contato
comigo meu telefone:DDD 11=
cel=71695759 meu nome é Debora