terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CONSIDERAÇÕES SOBRE ELIAS - II

Afinal, quem é Elias?
Seu nome: A palavra hebraica para "Deus" no Antigo Testamento é ELOHIM, usada em alguns momentos na forma abreviada de EL. A palavra JAH, é o termo usado para "Jeová". Assim, No nome de Elias - ELIJAH, encontramos a palavra usada por"Deus". Entre elas existe um pequeno "i", que em hebraico é uma referência ao pronome pessoal "meu. Colocando as palavras juntas descobrimos que o significado do nome Elias é "Meu Deus é Jeová" ou o Senhor é o meu Deus.
Quando Elias entrou na terra dominada por Baal e Jezabel, seu nome já fez sua apresentação: "Eu tenho um Deus. Seu nome é Jeová. Ele é o único a quem sirvo e diante de quem me prostro." Mostrou atitude. Mostrou coragem. Sua convicção não deixou dúvidas: "Minha credencial comprova minha fé no Altíssimo."
Sua terra: Como vimos na primeira parte, ele era de Tisbe, que ficava em Gileade, no norte da transjordânia, isto é, ao leste do rio Jordão.
Gileade era um lugar solitário e de vida ao ar livre. Elias era rude como os demais da sua terra. Parece que personagens com este estilo são os preferidos de Deus.
"Procurei um homem... " (Ez. 22:30).
Deus procura pessoas especiais para tarefas especiais em tempos difíceis. Não poderia ser um homem diferente. Ele teria que ser "durão". Alguém com coragem para dizer: "Está errado".
Há um tempo que é preciso sair dos holofotes. Esconder-se. "Vá viver no riacho". (I Reis 17:3).
Quando o Senhor nos diz: Esconda-se", Ele tem dois propósitos: Proteção e treinamento. Mas como sobreviver? "Beba água do córrego e coma o que o que os corvos lhe trouxerem". O profeta precisa de mais treinamento secreto e de disciplina. Deus sabe como fazer isso.
Quando confessamos nossos pecados, com o perdão alcançamos a extinção da nossa dívida. O tratamento de Deus é indispensável e necessário ao homem. Infeliz é quem acha que nunca precisa ser tratato ou acha que o perdão de Deus é sempre pela metade.
Há experiência no campo de treinamento que é difícil esquecer...uma carreira magnífica. Um ministério em ascensão..., mas o reacho seca.
Riachos secos não cancelam de modo algum o plano providencial de Deus. Quando o riacho seca, pensamos que Deus se esqueceu de nós. Que Ele nos deixou sozinhos jogados às traças.
Deus nunca desiste do seu regime de treinamento. Ele corta nosso cabelo, tira nosso conforto e nosso estilo de vida. Muda nosso círculo de amigos e nos deixa sozinhos por algum tempo.
Pagar o preço sem participar de esquemas de mentiras e jogo de interesse com medo de sair dos holofotes ou de perder os privilégios, faz a pessoa andar de cabeça erguida.
Quando Deus nos ama, Ele nos coloca na caverna o tempo necessário para a cura.
Depois do riacho. Depois da caverna. Depois do treinamento, Deus renova seu chamado: "Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo."

Pr. Estível Ramos

Um comentário:

Unknown disse...

Graça e a Paz do Senhor Jesus
Bom ver que esta em atividade,
Realmente o nosso Deus não perdoa pela metade amem, so o amor do Senhor Jesus é que nos motiva a continuar orando e pregando.
Deus te abeçoe.
Ir. Enos Correa Soares