terça-feira, 18 de janeiro de 2011

CONSIDERAÇÕES SOBRE ELIAS - I

Elias, o tesbita (I Reis 17:1) era de Tisbe que ficava na região de Gileade. A localização desta cidade é desconhecida.
Elias veio do meio do nada.
Por uns 100 anos, os israelitas tinham vivido sob o reinado de 3 reis: Saul, Davi e Salomão. Foram grandes homens, mas nenhum deles escapou do pecado e do fracasso.
No final do reinado de Salomão, teve início uma guerra civil e como resultado houve a divisão no reino ficando desta forma: Reino do norte, Israel. Reino do sul, Judá. Estes 2 reinos cairam diante dos invasores e os judeus foram levados cativos.
Do início da divisão até o cativeiro de Israel, um período de 19 anos, o reino do norte teve 19 monarcas, todos ímpios. Os 19 líderes "fazendo o que era mau perante o Senhor".
Esse clima prevaleceu até a invasão dos assírios, em 722 a.C.
O reino do Sul (Judá), esteve sob a liderança de 17 governantes durante um período de 300 anos. Os 8 governantes "fizeram o que era reto perante o Senhor", mas 9 foram ímpios. O reino do sul foi destruído junto com Jerusalém em 586 a. C. e o povo levado cativo por 70 anos em Babilônia.
O reino do sul foi reavivado quando Neemias, Esdras e Zorobale voltaram do exílio. Reconstruíram o templo e restauraram a adoração ao único Deus verdadeiro.
Ser PROFETA, não era um chamado fácil. A maioria dos governantes queria distancia dos mensageiros ingidos de Deus desprezando seus avisos...hoje não é diferente. As pessoas querem ouvir somente o que é bom e o que eleva o ego.
Jeroboão, o primeiro rei do reino do norte, foi o responsável pelo surgimento da idolatria entre o povo de Israel ( I Reis 13:33). Lugares altos = altares pagãos. Ele governou por 22 anos como um homem enganador e assassino.
Nadabe, reinou sobre o reino do norte. Andou no caminho do seu pai, Jeroboão e fez o que era mau perante o Senhor. ( I Reis 15:26).
Nadabe ficou 2 anos no reinado antes de ser assassinado por seu sucessor.
Que tipo de monarca foi Baasa? Matou toda a descendência de Jeroboão ( I Reis 15: 29-30).
Baasa foi um dos piores reis de Israel. Governou por 24 anos.
Quando a política, o jogo de interesse sobem ao trono, Deus se afasta e fica de longe obesrvndo, mesmo que tudo seja feito em nome d'Ele.
"Então o povo de Israel se dividiu em dois partidos. Metade seguia Tibni e outra metade seguia Onri." Onri conseguiu ser pior que todos os reis que foram antes dele (I Reis 16: 21-22).
Pensou que terminou? Não! Chega a vez de Acabe!
Assassinatos, conspirações e maldades. Intriga e imoralidade. Traição e engano. Ódio e idolatria. Tudo isso prevaleceu por 6 escuras décadas. Para completar a tragédia, se casou com Jezabel.
Vale destacar que no reinado de Acabe, quem mandava era Jezabel. Ela era o poder por trás do trono. A administração de Acabe era um governo de saia.
O pai de Jezabel, Etbaal, era de Sidom. Ele era rei dos sidônios. A adoração a Baal, que teve início com os cananeus, existia há tempos naquela parte do mundo.
Jezabel trouxe na bagagem sua herança religiosa. A adoração idólatra a Baal.
Baal era adorado como Deus da chuva e da fertilidade, aquele que controlava as estações do ano, as colheitas e a terra.
F.B Meyer diz que Jezabel exibia todas as marcas das possessão demoníaca. Ela era realmente enviada de Satanás.
Satanás trabalha muito bem em algumas áreas: No casamento, no meio dos irmãos e nas entranhas do poder - seja ele humano ou eclesiástico (I Reis 16: 32-33).
Neste conturbado ambiente, chega Elias.

Um comentário:

Adelino Victor disse...

Graça e paz de cristo!
Me chamo Adelino Victor, vosso conservo em cristo, peço oração por minha vida, e minha família, estamos passando por um momento um tanto estreito,éramos da igreja adventista da promessa aqui da cidade de quixadá,eu era diretor da igreja, então saímos , e estamos com um grupo de oração, pedindo direção á Deus para um próximo passo, Que Deus lhe direcione a nos aconselhar de forma Espiritual!

Eis aqui meu E-mail: saulovictor@ymail.com